Onde Actuamos
  Actualidade
  Ficha de Sindicalização
QUEM SOMOS

O Sindicato dos trabalhadores da indústria vidreira, tem as suas raízes em finais do século XIX, através do aparecimento das Associações de Classe.
A primeira destas Associações a ser criada, foi a Associação de Classe dos operários Vidreiros em 1894.
A classe operária vidreira evoluiu na sua organização durante e após a 1ª. Guerra mundial, havendo noticias do surgimento da Associação de Classe dos manipuladores de Vidraça em 1917, em 1919 a dos Garrafeiros e em 1924 uma dos Cristaleiros e outra dos Lapidários.
A constituição de um sindicato único veio a ter lugar na Marinha Grande em 17 de Dezembro de 1931, tendo os seus estatutos sido aprovados oficialmente em 21 de Janeiro de 1932, com o nome de Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Industria do Vidro.
Com a nova estrutura de pé, os trabalhadores vidreiros criaram uma forte organização na Marinha Grande, que lhe permitiu nesta terra, que, a nível do movimento operário do 18 de Janeiro de 1934, tivesse atingido as maiores dimensões a nível nacional, chegando mesmo a ter sido tomadas pelos operários revoltosos as estruturas locais do poder político, nomeadamente a Câmara Municipal, o Quartel da G.N.R. e a estação dos Correios.
Sobre a participação dos operários Vidreiros neste acontecimento, Norberto Barroca escreveu a dada altura:”Quem se revoltou na Marinha Grande, foi a vanguarda dos operários vidreiros, cansados de sofrer vexames, repressão e fome. Foram os operários, jovens, ameaçados social, económica e politicamente, que lutaram pela melhoria futura das suas condições de emprego e de vida”.
O regime fascista que desagregou os sindicatos nacionais e que os corporativizou, passando deles a servir-se para melhor controlar e desmobilizar as lutas operárias, apesar das investidas que desencadeou, nunca conseguiu domar a classe operária Vidreira que até ao 25 de Abril de 1974, tomou sempre parte dos movimentos e das lutas operárias em Portugal, acabando mesmo por ser parte importante na organização da Intersindical, que como se sabe foi fundada a 1 de Outubro de 1970.
Logo a seguir a 25 de Abril de 1974, o Sindicato Nacional foi reagregado com o nome de Sindicato dos Trabalhadores da Industria Vidreira, nome esse que hoje continua a manter.

Conteúdos da responsabilidade de Sindicato dos Trabalhadores da Indústria Vidreira.