Onde atuamos

O S.T.I.V., como é vulgarmente conhecido nos meios sindicais, tem a sua Sede na Marinha Grande e delegações em Lisboa e no Porto.

Representa trabalhadores de vários subsectores de actividade ligados à Indústria Vidreira, como o vidro de fabrico manual e semi-automático conhecido por Cristalaria, o vidro de Embalagem, a Óptica, o vidro Plano e o vidro Automóvel, as transformações do Vidro Plano, as Extracções de Areias para a fabricação do vidro e outras áreas ligadas à arte vidreira.

Em suma, o nosso sindicato representa sindicalmente trabalhadores que desenvolvem a sua actividade profissional em:

1. Indústrias fundamentais ou de fusão do vidro;
  2. Indústrias anexas ou complementares do vidro;
  3. A extracções e preparação de areias e de outros minerais não metálicos destinados à composição do vidro.

O STIV é um sindicato que está desde a primeira hora com a Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses - Intersindical Nacional (CGTP- IN), tendo formalizado a sua adesão a esta Central logo que ela foi legalmente constituída.

O STIV é parte integrante da Federação Portuguesa dos Sindicatos da Construção, Cerâmica e Vidro - (FEVICCOM) com sede em Lisboa e, como Sindicato nacional, está associado em toda as Uniões Distritais de Sindicatos da CGTP-IN.

O STIV orienta a sua acção pelos princípios da Liberdade, da Unidade, da Democracia, da Independência sindical e da Solidariedade e luta pelo fim da exploração do homem pelo homem.